PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

terça-feira, 16 de novembro de 2010

AS LIÇÕES DE 2 SERVOS - PREGAÇÃO DO ÚLTIMO DOMINGO DIA 14!

Texto: Lucas 7:1-10
1 Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum.2 E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte.3 Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo.4 Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto;5 porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.6 Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa.7 Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.8 Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.9 Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.10 E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo.

Introdução:
Meu irmão Laércio, sempre diz: Alguém neste momento está falando de vc!!! - O que será que as pessoas falam de vc, isso é muito importante, muitos dizem que não se importam com o que dizem dele, mas é uma grande inverdade, pois como a Sociologia diz, vivemos em comunidade, então temos que ligar sim com o que falam de nós.
O que falam de nós influenciará no futuro.
Francisco de Assis em 1200 dizia aos seus discipulos: "Preguem, se possível não usem palavras", ou seja, apenas o testemunho.

Frase de transição: O que isso tem haver com o texto do Centurião? - Vamos ver nos tópicos abaixo:

1 - O servo tem testemunho de vida (versos 4 e 5)
Segundo o relato dos anciãos dos judeus o centurião era digno, amava o povo de Israel.
Ilustração: Centurião, era o líder de cem homens da guarda romana, um centurião era muito carrasco, inclusive com os judeus, mas este era diferente.
Aplicação: E vc tem um testemunho como este?

2 - Ele refletia sobre sua condição (verso 6)
Quando Jesus vai até o encontro do centurião, ele envia amigos que falam para Jesus: "Ele não se considera digno". Este homem reconhecia exatamente sua condição perante Jesus.
Ilustração: Temos que fazer uma reflexão do que somos diante do nosso Senhor.
Aplicação: Quem é vc?

3 - O servo reconhece a voz do seu Senhor (verso 8).
O centurião reconhecia que a voz do Senhor tinha poder, pois ele era homem de autoridade e uma só palavra dele tinha efeito, quanto mais a de Jesus.
Ilustração: Atualmente os servos não ouvem mais a voz do seu senhor "Senhor", não obedecem autoridade, etc.
Aplicação: Vcs obedecem a voz de Deus?

4 - Lições do servo doente (verso 8).
No final do verso o centurião diz: Digo a meu servo, faz isto e ele faz. O servo doente era simplesmente um servo de verdade: obediente, que amava trabalhar ao seu senhor, ouvia a voz do seu senhor, era digno de misericordia do seu senhor.

Conclusão:
Vc tem sido o testemunho vivo, como diz Francisco de Assis, se possível não use palavras?!?