PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

sábado, 2 de maio de 2009

Diferença de Carta e Epístola

Olá Turma da sala Esqueleto Bíblico.
Quero agradecê-los pelo empenho e estudo, apesar de ser aulas informais, onde não temos provas, temos uma dialética fenomenal, mesmo sem o professor em sala de aula, posso ver e ficar feliz por terem respondido as questões.
Quero abaixo colocar as últimas questões e ensinamentos que tivemos em sala de aula, creio que será valioso deixar postado nossas lições, dúvidas aqui, pois pessoas de todos os continentes tem visitado este site e deixado uma mensagem de incentivo.

Deixei uma pergunta para sala, que é de extrema importância para a Teologia, carta e epístola é a mesma coisa?
Segue abaixo a reposta, extraída do livro: Guia básico para interpretação da Bíblia - Robert H. Stein, essa é a mesma definição que aprendi nas aulas de Hermeneutica do Mestre Landon Jones.
No N. T., a forma literária dominante é a carta ou epístola. Tecnicamente, carta é uma forma de comunicação menos literária e mais pessoal, cuja finalidade é manter o relacionamento entre o remetente e o destinátario. Surge sempre de uma situação determinada e fala para um realidade específica. Uma epístola é mais artística na forma e é projetada como um tratato auto-explicado para um público bem extenso. Contudo, a distinção entre ambas pode ser de forma obscura. Os escritos de Paulo parecem coloca-se entre as duas formas. Asemelha-se a uma carta em Filemon e, em Romanos, a uma epístola. Hoje em dia, as cartas possuem forma literária particular (data, endereço, saudação, contexto, conclusão e nome).

O único dicionário da Língua Portuguesa que se assemelha um pouco da definição acima é o Priberam - www.priberam.pt

Soli Deo Glória (apud Ricardo Gondim)

Pr. Léo

7 comentários:

Unknown disse...

BOA TARDE!
PASTOR LEONARDO,
TAMBÉM SOU PSICÓLOGO E ESTOU FAZENDO O CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA . CONHECI O BLOG DO SENHOR ATRAVÉS DA BUSCA PELO GOOGLE, PESQUISANDO DOBRE A DIFERENÇA ENTRE
CARTA E EPÍSTOLA. LECIONO PARA OS PROFESSORES DOMINGO PELA MANHÃ NA MINHA IGREJA(RJ) E PEGUEI SUA DICA . MUITO OBRIGADO.
UM ABRAÇO

MARCELO OLIVEIRA

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ disse...

Quero aqui agradecer ao Senhor pela sua vida pois peço ao Senhor que continie aquecendo o seu coração para esse trabalho pois quero que saiba que tenho me alimentado muito com o seu estudo que o Swnhor continue abençoando o seu ministerio amem., Ha o meu nome é willhian França.

OPERANDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ disse...

Quero aqui agradecer ao Senhor pela sua vida pois peço ao Senhor que continie aquecendo o seu coração para esse trabalho pois quero que saiba que tenho me alimentado muito com o seu estudo que o Swnhor continue abençoando o seu ministerio amem., Ha o meu nome é willhian França.

Unknown disse...

Estava aqui pesquisando uma melhor definição para esse tema e acho que essa foi a melhor resposta que encontrei.
Muito obrigado por compartilhar conosco esse conhecimento.

Fabio ramos disse...

Edificante

Leonardo Simões dos Santos disse...

Eu não consigo responder todos os comentários, aliás, faz tanto tempo que não alimento este blog, mas hoje me empolguei ao ver os comentários dos amados irmãos.
Então precisando podem me enviar um e-mail: leo_simoes2001@yahoo.com.br
Marcelo, Willian, Fábio e demais, obrigado.

Leonardo Simões

Anônimo disse...

Deus abençoe o senhor PR Leo