PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PREGAÇÃO DO ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2010 - BUSCAR É ATITUDE

- Fui chamado para pregar no acampamento de Carnaval de Jd. Pinhal 2010 - cujo tema era: BUSCAR É ATITUDE. Resolvi falar sobre as buscas dos jovens, na primeira noite falamos sobre a busca do CORPO, na segunda, a busca do GRUPO, na terceira a Busca de DEUS que se dá em três níveis: Quente, Morna, Fria.

ACAMPAMENTO DE CARNAVAL 2010 – ARUJÁ / SP

1ª NOITE
JOÃO 6:1-15 – Ênfase no versículo 9
9
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?

TEMA: A BUSCA DO JOVEM – O CORPO

INTRODUÇÃO: Hoje são muitas as buscas do jovem, muitas vezes essas buscas não são compreendidas pelo adulto, o falso poder, um corpo escultural, chamar atenção, um grupo irreverente, etc.
A PRIMEIRA BUSCA QUE vou falar é sobre a busca pelo corpo, o poder que o nosso corpo tem, isso é muito importante. Algumas coisas surgem e mudam toda nossa vida, as vezes invadem sem mesmo querermos, por exemplo:
- NO MENINO = O bigode, a barba, os pelos, mudança na voz, crescimento do órgão genital, masturbação, meninos ganham apelidos: baicon
- NA MENINA = A silhueta, os seios, a percepção dos meninos em seu corpo, por isso muitas vezes vemos meninas com roupas muito curtas, pq chama a atenção e isso é algo que na mentalidade da menina lhe confere um poder, menstruação, ganham apelidos carinhosos como: GOSTOSA.

Frase de transição: Quero falar neste acampamento sobre as três buscas que o jovem faz meio que naturalmente sem perceber.

1 – MEU CORPO É DE ADULTO, MINHA MENTE É DE CRIANÇA.
De repente era criança e virou uma espécie de adulto, corpo de adulto, ficou maior que o pai e que a mãe, mas a mente não acompanha.
Ilustração: Meninos grandes brincando de lutinha, meninas grandes brincando de bonecas.
Aplicação: CHEGOU A HORA DE AGIR E PENSAR COMO ADULTO!

2 – VOCÊ PARECE COM O SEU PAI / MÃE
Muitos jovens ao ganhar um corpo novo não querem ser comparados, com pessoas da família. Uma das piores coisas que fazem conosco é dizer que parecemos com nossos pais.
Ilustração: Cresci ouvindo que eu parecia com o meu pai, e eu não gostava. PATETA E MAX, o filho não quer parecer o pai de jeito nenhum.
Aplicação: VOCÊ PRECISA É PARECER COM SEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS

3 – EU NÃO QUERO ESSE CORPO
Muitas vezes o adolescente busca muito rapidamente um corpo que ele não tem, exatamente pelos itens acima, se parece com pai não quer, se é muito infantil também não.
Muitas vezes jovens não aceitam esse corpo, por isso tem dificuldades de ingressar em algum grupo. Surge a busca pelo corpo do outro, ser o outro, surge a inveja, etc.
Ilustração: Surge aí a anorexia, bulemia, narcisismo. Busca pelos tratamentos de beleza, vemos as pessoas morrendo fazendo lipo, ex. PRETA GIL.
Aplicação: DEUS TE DEU ESSE CORPO, TE AMA COM ESSE CORPO!

CONCLUSÃO
Quem é vc dentro seu corpo?


________________

2ª NOITE
Texto: João 6:1-15 – Ênfase nos versículos 2 e 10
2
E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
10
E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.

TEMA: A BUSCA DO JOVEM – O GRUPO

INTRODUÇÃO:
Em todas as épocas se viu a importância de sobrevivência, e foi dentro dos grupos, sociedades que os homens se encaixam, e é na juventude que isso aflora, é dentro do grupo que o jovem se sente seguro, por isso participa ativamente do grupo, onde conta os segredos, é no grupo que vemos o amor e ódio sendo vividos, só que logo são reparados quero citar os grupos mais estranhos que existe:
- PUNKS: gostam de um determinado tipo de música representado por diversas bandas, modo de cortar o cabelo, etc.
- GAYS E LÉSBICAS: Gostam de pessoas do mesmo sexo
- EMOS: são pessoas que, para se mostrarem diferentes, são sentimentais ao extremo. Por exemplo, se você chingar uma pessoa e um EMO ouvir ele vai começar a chorar e se perguntar em voz alta desesperado porque o mundo é tão violento. Eles costumam deixar a franja do cabelo sobre o rosto e se vestirem de preto. A palavra EMO vem de Emotional Hardcore.
SKIN HEADS: caracterizada pelo corte de cabelo muito curto ou rapado.
- SADOMASOQUISTAS: Sadomasoquismo é uma pratica sexual onde a busca do prazer se processa através de produzir dor (sadismo) e sentir dor (masoquismo)Normalmente é um fetiche onde casais se algemam, se esbofeteiam, usam chicotes e outras praticas, tudo com parâmetros previamente combinados.Quando o sadomasoquismo se transforma em algo mais sério aí vira uma patologia doentia que necessita de tratamento psiquiátrico. Procure saber a biografia do Marquês de Sade de onde originou-se o termo.
- GÓTICOS: Eles são chamados de góticos e costumam vagar pelas grandes metrópoles do Brasil assustando as pessoas mais conservadoras com seu visual pesado e sombrio. Vão em cemitério, etc

1 – GRUPO – um lugar ao sol
Muitas vezes o jovem prefere entrar num grupo extremado como citei a cima para chamar a atenção, ele prefere entrar num grupo e ser indesejado pelos familiares, prefere ser um delinquente do que não ser nada. E o grupo proporciona isso, nesta fase surge as drogas, etc. O grupo é o confere voz ao jovem, nele vc expressa o que sente, o grupo vc escolhe por afinidade, etc.
Vc. Escolhe um grupo por afinidade. Me diz com quem tu andas que eu direi quem és. As vezes o jovem oscila de um grupo para o outro, se nesse grupo ele não teve sucesso, ele procura outro onde terá.

Ilustração: grupo de gays no shopping Tatuapé.
Aplicação: Qual o grupo que vc faz parte?

2 – Sua família também é um grupo.
Muitos pais me procuram e falam da rebeldia dos filhos, uma das queixas é que seu filho não sai mais com eles, que agora só quer sair com os amigos, que responde, que faz isso, e aquilo.
Ilustração: Jovens que tem vergonha dos pais.
Aplicação: Vc tem honrado sua família?

3 – Amigos da igreja X Amigos do mundo.
Muitos jovens, como eu disse acima, oscilam entre os amigos do mundo e os amigos da igreja, e acentuam valor a esses amigos, muitos escolhem estar perto daqueles que estão na igreja, mas muitos escolhem os do mundo, e hoje vemos cada dia mais jovens saindo das igrejas, pq os jovens do mundo tem ganhado força.
Ilustração: Drogas, exemplo Luiz (pedra).
Aplicação: Escolha estar com os amigos da igreja.


Conclusão:




3ª NOITE
Texto: João 6:1-15 – Ênfase nos versículos 2 e 14
2
E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
14
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.

TEMA: A BUSCA DO JOVEM – DEUS

INTRODUÇÃO:
Qual a sua temperatura?

Hoje em dia, percebemos que os jovens, ou são muito:
- RELIGIOSOS e buscam realmente a Deus ou;
- são totalmente ateus, céticos.

Exemplo disso é o testemunho de vida do RODOLFO RAYMUNDOS.

Frase de transição: Nesta noite vamos falar de 3 formas que os jovens buscam a Deus nos dias de hoje. Aquele rapaz estava ali porque via os milagres de Jesus, aquilo o encantava, mas pela sua atitude de doar o que tinha, percebo que ele buscava a Deus, ele era um rapaz de atitude.

1 – Busca fervorosa
Muitos jovens quando se convertem buscam a Deus de forma fervorosa, querem encontrar e ter experiências com Deus, são jovens muitas vezes com atitude.
Ilustração: Como identificar se a sua busca por Deus é fervorosa:
- Gosta de participar das reuniões, seja culto de adultos, jovens, ou terceira idade.
- é ativo em sua célula.
- Quer ajudar na igreja, aceita ficar na porta.
- Gosta de orar, gosta de ouvir louvores.
- Gosta de evangelizar, fala de Deus a todos os seus amigos e como ele transformou a sua vida.
- Vive no primeiro amor.
- É aquele que tem atitude, vemos que aquele jovem não apenas estava em corpo, mas também com seu coração naquele projeto de Deus.
Aplicação: Volte ao primeiro amor.

2 – Busca morna.
Apocalipse 3:14-22
O morno é aquele que já está numa zona de conforto:
- Acha que a palavra nunca é pra ele
- Se acha um super crente, pq frequenta a igreja.
- Todo mundo é pecador menos ele.
- Tem sempre um compromisso mais importante do que ir para igreja.
- Frequenta no máximo a igreja 4 vezes ao mês
- Não ora frequentemente
- Sempre inventa uma desculpa quando é questionado por que faltou.
- Não se interessa pela célula
- As musicas mundanas são mais ouvidas do que as musicas da igreja.
- Está com um pé na igreja e outro no mundo
Aplicação: Será que vc está morno.

3 – Busca fria.
É quase nada!
- O frio é aquele que já não faz questão de estar na igreja mesmo
- Não liga para que os irmãos estão falando dele
- Não participa mais dos cultos e programações.
- Não se acha um crente mais.
- Prefere as coisas do mundo do que da igreja
- Não ora
- Não busca
- Sai de balada com os amigos do mundo
Aplicação: Qual é a sua temperatura?

Conclusão
Aquele rapaz estava nos 40 graus, sua temperatura estava lá em cima, tinha atitudes, queria se usado por Deus.

2 comentários:

rafael disse...

Pastor Leo.... obrigado por compartilhar conosco a pregaçao! É sempre muito legal ler seus textos... e participar ou pelo menos parecer que estou participando da nossa igreja.
Abraço a todos!!!

washington disse...

Maravilhosa esta palavra