PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

DECEPCIONADOS COM DEUS!

Pregação em Jd. Pinhal – 15/02/09 – Santa Ceia.

Creio que foi o tema mais apropriado, pois no final do culto algumas pessoas me procuraram para dizer que se sentiam decepcionados com Deus e com familiares.

O texto lido foi de Jó - cap. 2:9 - Quando a mulher de Jó demonstra toda sua decepção com Jó, com Deus e consigo mesma.

Texto: Jó 2:9 - Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre.

Tema: Decepcionados com Deus!

Li um livro há 1 ano atrás, cujo tema é Decepcionados com Deus!
- Segundo Aurélio - Decepção: Sofrer alguma decepção ou desilusão.
Eu já fiquei decepcionado por exemplo com minha mãe, irmãos, amigos, com minha esposa, com pastor, com a igreja, com as pessoas, mas e com Deus?
E também já tive decepcionado com Deus, inclusive nos decepcionamos com Deus de maneira equivocada, como veremos nesta pregação

1 – Decepcionado com o próximo.
Todos nós passamos por desilusões e decepções com homens.
Creio que muitos homens na Bíblia já se decepcionaram: Adão com Eva em Gênesis 3; Moisés com Arão em Êxodo 32; Samuel com o povo em 1 Samuel 8 quando o povo o rejeita e também a Deus. Creio que Jesus se decepcionou diversas vezes com os discípulos.
Nesse jogo de decepção, lembro-me muito bem de ter decepcionado minha mãe, nunca vou esquecer o dia que peguei algo que não era meu, como castigo fiquei uma semana sem sair de casa, decepcionei minha mãe, mas depois deste dia, nunca mais a decepcionei, pelo contrário tenho sido motivo de orgulho.
No caso de Jó, o seu silêncio incomodava sua esposa, o sofrer calado era o problema. O silêncio incomoda! - As pessoas se decepcionam uma com a outra, pois vivemos em sociedade, onde o relacionamento humano nos leva a decepção.
Aplicação: Quem você decepcionou, quem te decepcionou?

2 – Decepcionado com Deus.
As pessoas se decepcionam muitas vezes com Deus, na narrativa sobre Jó, muitos atribuem o sofrimento de Jó a Deus.
Sua esposa estava muito decepcionada com Deus, pois as perdas que Jó sofrera também eram dela. Quando casamos tornamos uma só carne, se um ganha o outro também ganha, mas se um perde, automaticamente o outro também perde.
Creio que dois motivos levaram a esposa de Jó se decepcionar com Deus.
2.1- Ela se decepcionou com Deus porque perdeu seus bens.
Hoje muitas pessoas quando estão mal financeiramente culpam Deus, fui orar por um empreendedor que estava mal das pernas e o mesmo demonstrou uma enorme decepção com Deus. Conforme o Sebrae, muitos empresários que falem, se deve a má administração.
2.2 - Ela perdeu seus filhos: Quando as pessoas perdem alguém querido, se decepcionam com Deus, pois creem que a perda foi a vontade de Deus, retrocedendo ao pensamento do séc. XV, onde se atribuia o bem e o mal a Deus.
Estive conversando com um funcionário da empresa que mora em Santa Catarina, o mesmo atribuiu as desgraças pela chuva ao Senhor, no mesmo instante o corrigi dizendo: Quem mandou vcs construirem casas e cidade onde não devia? - Foi Deus? - Muitas vezes nos decepcionamos com Deus, onde deveriamos se decepcionar com o nosso próprio ser.
Ilustração: Vejamos os bens que eles perderam:
a) - QUINHENTAS JUNTAS DE BOIS E QUINHENTAS JUMENTAS
b) - SETE MIL OVELHAS E TAMBÉM O NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS ERA MUITO NUMEROSO
c) - TRÊS MIL CAMELOS
d) - SETE FILHOS E TRÊS FILHAS = 10 FILHOS
Aplicação: Não há motivos para se decepcionar com Deus, pois ele restitui tudo em sua vida.


3 – Decepcionado consigo mesmo. (10)
No versiculo 10 do cap. 2 - Jó chama sua esposa de doida, uma grande chamada, creio que naquele momento ela ficou decepcionada consigo mesma, com a situação dela, pois falou o que quis e ouviu o que não quis.
A desilusão as vezes é muito grande. A desesperança é enorme.
Ilustração: Segunda-feira, recebi um e-mail que dizia sobre um amigo de seminário que havia se suicidado, sabemos que muitas vezes a pessoa tira sua própria vida por decepções consigo mesma.


Conclusão:
Jó em nenhum momento se decepcionou com Deus, as pessoas em sua volta se decepcionavam, seus amigos, sua esposa, mas ele em momento algum se decepcionou, Deus multiplicou todos os seus bens
a) quatorze mil ovelhas
b) seis mil camelos
c) mil juntas de bois e mil jumentas
d) teve sete filhos e três filhas (A palavra de Deus diz em 1Tessalonicenses 4:14-18 que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e nós seremos arrebatados junto com eles... estaremos para sempre com o Senhor - cumprindo assim a restituição na vida de Jó).

Soli Deo Glória.

Leonardo Simões dos Santos

3 comentários:

Lu Malecka disse...

Que bom que colocou a pregação no blog, eu não anotei no domingo, rsrs. Foi uma bênção...

Ivan Barboza disse...

Leonardo, gostei muito dessa mensagem. As pessoas estão decepcionadas com tantas coisas, e não param para analisar a origens dessas decepcões,é mais facil encontrar um culpado.

Que Deus continue usando a sua vida, cada veis mais.

abs
Ivan Barboza

Edna disse...

Essa estoria de Jò é uma mentira se esse Deus biblico é amor entao nao da pra acreditar que dez pessoas morreram inocentemente so porque o diabo fez uma aposta com Deus e esse mesmo Deus permitiu a morte desses inocentes