PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

domingo, 4 de julho de 2010

PREGAÇÃO EM JD. PINHAL - TERCEIRA PREGAÇÃO SOBRE O PROFETA ELIAS - MILAGRE FOGO SOBRE O ALTAR

Pregação em Jd. Pinhal - dia 04/07/10
1 Reis 19:1-19

Tema: Encarar ou Fugir?

Introdução:
Existe dias que nós queremos fugir, queremos ir para bem longe, até mesmo voar, criar asas e voar, mas a realidade não nos permite, pois temos que parar e encarar, muitas vezes a nossa vontade é fugir. Principalmente nos dias de crise, quando está tudo bem, não precisamos fazer isso, mas quando as coisa não vão bem, o que mais queremos é fugir. As vezes entramos numa crise existencial.

Vemos que os chineses numa crise existencial, superam como oportunidade de se renovar.
- Balzac disse: Nas crises, o coração parte-se ou endurece.
- Sêneca filósofo disse: Sou humano e nada que me é humano é estranho.
- Bonhoeffer: Não estou no mundo para ser santo, mas para ser um humano.

Transição: Nesta noite vamos ver três formar de encarar uma crise por ser um profeta:

1 - Numa crise, nunca fuja (3)
A crise de Elias se dá exatamento no capítulo 18, onde ele enfrentou 450 profetas de Baal. A resistência local contra esta política religiosa foi encabeçada pelo profeta Elias. Numa espécie de concurso religioso levado a caba no Monte Carmelo, Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram, pretendendo desta forma o livro de Reis mostrar como Deus de Israel era a única divindade. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve que fugir para Judá.
- O medo de Elias se dava devido uma ameaça de Jezabel, ela foi princesa fenícia casada como rei Acabe de Israel. Jezabel era filha do rei dos Sidonios Etbaal, tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo de fortalecer as relações entre Israel e Fenícia. A sua história é conhecida através de 1 Reis. Jezabel não deixou de amar os deuses fenicios, pois combater o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas de Baal. No palácio real seria mesmo construído um templo dedicado a Baal. Aparentemente o seu próprio marido sentiu-se atraído pelo culto dos deuses, relegando Deus. Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados ou então tiveram que se exilar no deserto devido a perseguição promovida por essa rainha.
ILUSTRAÇÃO: O que fez Elias fugir foi medo - Segundo aurélio: Medo - é um sentimento que proporciona um esta de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a enfase do medo. O medo pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
Aplicação: Qual é sua crise, é o medo, é a angustia, vontade louca de fugir?


2 - Deus está com vc na crise (9)
No verso nove, vemos quando Elias vai para a Caverna, Deus faz a seguinte pergunta: O que está fazendo aqui?
Quando Deus pergunta o que está fazendo aqui, é por que ele está lá, aqui onde estou.
Deus não perguntou o que vc está fazendo aí, ele pergunta, o que vc está fazendo aqui, onde estou?
Ilustração: Pegadas na areia - autor desconhecido.
Uma noite tive um sonho. Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que passava, percebim que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e outro era do Senhor.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um para de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais dificeis e angustiosos do meu viver. Isso me entristeceu muito e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pagadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste andando na areia sozinho.
Então: O Senhor me respondeu: - Meu filho. Jamais eu te deixaria nas horas de prova e sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços

- Podemos fazer um paralelo como Salmos 139 - Deus nos sonda e nos conhece, se subirmos ao céu ou fizermos nossa moradia no mais profundo mar, Deus estará lá.
Aplicação: Nós nunca estamos sozinho no momento de crise!


3- Enfrente sua crise juntamente com os 7 mil! (18)
Elias tinha enfrentado 450 profetas de Baal sozinho. Agora estava como medo de Jezabel, medo da morte. E Deus lembra que ele não era o único de Israel que havia sobrado entre os profetas (14)
No verso 18 Deus diz: Fiz sobrar 7 mil em Israel que não se dobraram para Baal e nem para Jezabel. Esses estão vivos em enfrentando a crise pessoal, estes não estão na caverna. Estes estão encarando. Estes não se aconvardaram e fugiram. Por isso vá e unja o profeta em seu lugar, unja o Rei que mandará matar a Jezabel.
Ilustração: Rei Davi que enfentrou Golias em 1 Samuel 17.
Segundo um professor que eu tinha de estratégia na USP, ele dizia que enfrentar é atirar mesmo sem ter munição.

CONCLUSÃO
Vc fugirá ou enfrentará?

2 comentários:

Unknown disse...

São tantas as oportunidades e dificuldades, que somente uma boa leitura ou um bom amigo tem palavras sábias para podermos aproveitar.
Este foi meu momento, onde um amigo disse as palavras sábias.

De tudo podemos tirar o bom e o não proveitoso,mas somente nossa Fé saberá orientar os passos da vitória.

Deus é grande!

Bjs.

Leonardo Simões dos Santos disse...

Olá Lidiara, faz tempo que postou um comentário em meu blog, esse tipo de comentário me deixa feliz em seguir em frente pela vida.
Leonardo Simões