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quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

RESUMO DAS AULAS DE PSICOLOGIA PASTORAL - PROF. LEONARDO SIMÕES - POR UMA ALUNA

Já no primeiro dia de aula entendi que não seria uma aula comum, ultrapassou tudo que de antemão eu tinha criado como expectativa. Pelo menos para mim o módulo mais aguardado. Logo entendi que o conhecimento só é valido quando compartilhado. Fazendo transmissões ao vivo percebi que o nosso maior conhecimento teria como base um olhar diferenciado. Com suas explicações recheadas de experiências, enriqueceram nossa capacidade de entendimento. Saímos com aquela sensação UAL. Entendi que o aconselhamento pastoral vai muitíssimo além, de aconselhamentos rasos. Que nunca, em apenas um encontro, (sessão) será capaz de sanar um caso, sempre deve haver sessões de aconselhamento. Aprendemos dois modelos de aconselhamento, o evangelical e o fundamentalista. Fundamentalista, com uma visão dentro das escrituras, porém usando um padrão ”manual” de aconselhamento para tratar todos iguais, deixando o pecado como referência, sem olhar o histórico. Evangelical, não deixando de lado de forma alguma as escrituras, mas trazendo recursos da psicologia, a luz da Bíblia, tratando o histórico da pessoa levando em consideração, o individuo. Tratar cada caso como um caso sem um padrão pré-estabelecido. Precisamos estar preparados, para ouvir sem julgar, epoché. Outro ponto e se colocar no lugar do outro, logo na primeira sessão expor o contrato de sigilo, sempre mostrar que há solução, ressignificar! Tivemos uma breve introdução sobre a psicologia, através dos séculos para entendermos melhor culturalmente a posição da psicologia na humanidade. Teorias da personalidade: psicodinâmica, comportamental, humanista e existencial. Psicodinâmica segundo a teoria de Freud considera os conflitos inconscientes, como causa dos problemas das pessoas. Id, ego e o superego. Também com a teoria da sexualidade - Freud. Fases: oral, anal, fálica, latência e genital. Classificando em faixas etárias para cada fase. Aprendemos que a fase infantil é fundamental para o desenvolvimento saudável em todos os aspectos, em sua fase adulta. Trazendo este assunto com aplicações reais, em sala de aula, deixou bem claro que cada fase deve ser respeitada. Nos mostra o quanto devemos encarar o histórico como algo importantíssimo para detectar a raiz de grandes transtornos. Comportamental, enfatizando o comportamento passível de observação, influenciado pela experiência e pelo ambiente. São importantes para a pesquisa psicológica os conceitos de estimulo e reação, e o conceito básico se torna aprendizagem. O modelo behaviorista foi também definido como determinista, porque todos os aspectos do comportamento do individuo, inclusive os valores, as atitudes e as respostas emotivas, são considerados determinados pelo ambiente passado ou presente. Humanistas, os psicólogos da linha humanista recusam a promessa freudiana segundo a qual o comportamental adulto é inevitavelmente o produto de experiências passadas, e consideram, numa perspectiva mais otimista, que a personalidade pode se modificar também na idade adulta. Segundo as teorias da auto- realização, os componentes da identidade emergem de suas fontes: nossas potencialidades intrinsecamente únicas e as diferentes modalidades com as quais enfrentamos os impedimentos com que nos depararmos no nosso processo de crescimento. Existenciais, definida como logoterapia ou terceira escola vienense tenta compreender a existência pessoal humana de acordo com o perfil de seus valores e significados potenciais. Á vontade de prazer (Freud) e á vontade de poder (Adler), Frankl opõe a vontade de significado, cuja não realização ou realização equivocada é definida como frustação existencial, e se torna o ponto de partida da terapia. Frankl adota como programa de sua psicologia uma expressão de Nietszsche: “Quem tem um porquê para viver, suporta qualquer como”. Aprendemos que é preciso fazer uma distinção entre: cuidado pastoral, consultoria pastoral e psicoterapia pastoral. Com isso identificamos a diferença de cada uma dessas perspectivas. Hoje sei que é necessário saber peneirar, as diversas situações que enfrentarei, que em determinados casos e necessário o auxilio de consultas especializadas, e até mesmo uso de medicamentos para a recuperação daquela pessoa. Modernidade líquida, um livro que mostra o avanço da sociedade, em vários sentidos, porém questionável em suas atitudes e o seu contexto enquanto sociedade. Como este dia foi edificante, descobrimos que tudo que se passa ao nosso redor é reflexo desta sociedade composta neste contexto. Identificamos a diferença da sociedade liquida e da sólida. Na liquida entendemos que ela se molda conforme ao recipiente, diferentemente dos sólidos que são rígidos e precisam sofrer uma tensão de forças para moldarse a novas formas. Nos dois modos tem seus prós e contras. Liquido que sempre vem acompanhado de porquês e sempre donos de si o individualismo grita, por isso essa carência onde ajudar o próximo tem se tornado algo incomum, sempre questionador, encarando tudo como descartável sem se preocupar com o excesso de compras que somos impulsionados a consumir. Nesta modernidade infelizmente o ter e muito mais que ser. O oposto da sólida que com uma simples reflexão dos nossos pais e avós percebemos que isso não era comum. Mesmo assim, em sala nesse dialogo percebemos que o consumo e desejo capitalista, através de propagandas e marketing sempre foi uma sociedade capitalista. Junto com a individualidade é acompanhada de competitividade mais agressiva em todos os meios da sociedade. Deixando de lado a solidariedade e empatia. Em nossa penúltima aula, assistimos a uma entrevista, e que entrevista! Onde tudo que tínhamos aprendido em sala estava sendo exposto em uma conversa que nos fez enxergar que o amor pelo que se faz e capaz de modificar e multiplicar pessoas com pensamentos e ações saudáveis para o reino. A frase que ficou no meu coração foi: Disposição para o povo. O objetivo era ter igrejas saudáveis, se aproximar com humildade, disposição. Não só repostas, saber ouvir e ter transparência pastoral. Não só escutar, mas sim ouvir com o coração. Neste dia também aprendemos sobre a transferência, e termos certos cuidados, porque essa troca não é um talvez possa haver e sim um com certeza. E termos a consciência de ter a contra transferência evitando aos sinais que discorram ao longo das sessões porém sabendo lidar com essa transferência para que o individuo possa se abrir mais. Morte e luto e suas cinco fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Morte e luto, vai além da perda de uma pessoa. Isso se da na perca de um trabalho, separação e etc. Aprendemos métodos que nos capacitaram a ter mais confiança quando chegar a nossa vez de aconselhar.

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