PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Sociedade dos poetas mortos


Assisti o filme: Sociedade dos poetas mortos protagonizado por Robin Williams, sem dúvida um dos melhores filmes deste renomado autor que precocemente cometeu suicídio, surge a grande pergunta: Pq ele fez isso, sendo tão bom em sua profissão e tão famoso, tão rico?
Talvez a resposta seja: “Estamos produzindo poetas mortos”, pessoas que não podem se expressar, que serão simplesmente reprodutores da elite ou daquilo que querem q sejamos.
Esse filme fez passar um grande filme na minha cabeça... Eu tinha tudo para ser um poeta desta renomada sociedade dos poetas mortos, que tinham q se reunir em uma caverna sem uma plateia para ouvir os seus poemas. – Lembrei do meu primeiro emprego, eu tinha apenas 11 anos de idade e trabalhava na barraca de feira de um vizinho, ele me pagava na época R$ 5,00 por dia, mais uma cesta de frutas, os cinco reais me alegrava era equivalente uma camiseta ou uma bermuda, com esse dinheiro equipava a minha bike que pra mim era como uma BMW. A cesta de fruta nos alimentava, minha mãe amava, tínhamos frutas diariamente.
O outro ajudante por ser mais velho e ter mais experiência ganhava o dobro, R$ 10,00 e uma cesta de fruta...
Passados dois meses comecei a me questionar, pq o fulano ganha o dobro se fazemos o mesmo trabalho? – Dentro de pouco tempo aquele amigo sofreu um acidente e eu fiquei como único ajudante da barraca, eu trabalhava mais que o dobro, pois tinha que acordar duas horas mais cedo para ir até o mercadão municipal, depois ir a feira, montar a barraca e voltar para casa por volta das 16hs... Era muito trabalho!
Então tive a grande ideia de pedir um aumento de salário, o dono da barraca, meu vizinho, disse que eu ainda era uma criança para ter um aumento... Eu disse a ele, se o senhor não me der um aumento e não volto mais, que pena dele, não acreditou na palavra daquela criança, que ninguém a tirou da cama no outro dia, nem mesmo a sua mãe, que gostava tanto daquela cesta de frutas.
Passado uma semana ele queria me pagar 10,00 – Mas era tarde eu queria 20,00 por feira e nunca mais voltei a uma feira e trilhei o meu caminho poético.
Pensamento dedutivo, fazer o que queremos, ser questionadores é uma arte.
Ser um poeta é como ser um menino livre de 11 anos que busca ser ouvido e compreendido mesmo que seja com metáforas, mesmo que seja uma criança.

Leonardo Simões dos Santos.

Nenhum comentário: