PRECIOSO

PRECIOSO
MEU PRECIOSO

domingo, 6 de junho de 2010

PREGAÇÃO EM PINHAL – DIA 06/06/10 - Elias: Quem é este homem?

Iniciei hoje uma nova série de pregações, depois das sete igrejas do Apocalipse, vieram os sete pecados capitais, deixei no blog uma enquete sobre a próxima serie, e a vencedora foi: MILAGRES DE ELIAS.
Para falarmos dos seus milagres, muito importante aprendermos sobre ele, como foi sua vida, porque foi tão especial, etc.


TEXTO LIDO:
Tiago 5:17 - Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.


INTRODUÇÃO
Como vc é? – Na sua essencia!!!
Vc chora? – Vc sente medo? – Vc fica doente? Vc precisa de carinho? Ser amado? Vc fica com raiva? Vc se esconde?
Freud disse que nossas relações parentais são importantes para determinar quem seremos, o adulto que seremos!
Skiner através de seus estudou, constatou que o ambiente que a pessoa vive é determinante para visualizarmos seu comportamento.
Pavlov russo, trabalhou com o condicionamento de animais, olhou o ratinho e o cachorrinho e percebeu que eles eram capazes de reproduzir ou chegar a um comportamento condicionado.

Frase de Transição: Elias conforme o Texto era um homem com as mesmas paixões que nós, chorava, tinha medo, e tudo isso foi determinado pelo seu relacionamento com seus familiares, apesar da Bíblia não narrar sua história na integra, mas o que o Google nos traz é uma família de artesãos e profetas, vemos que o ambiente que ele vivia - o Estado Gileade era um local de comércio de um balsamo que valia o dobro da prata, e Elias era um homem condicionado, mas condicionado por Deus! - Fazia a vontade de Deus!

Elias significa: O SENHOR é Deus.
Elias era tesbita, natural de Gileade, país ao oriente do Jordão.


1 – Elias era um homem semelhante a nós! (Tiago 5:17)
Como é um homem semelhante a nós, somos seres biopsicossociais, temos pensamento, mente, medos, traumas. Teve medo, passou por períodos de solidão, chegou a duvidar da fidelidade de Deus, ficou depressivo e pediu a morte.
Ele foi chamado para profetizar contra a idolatria no reinado de Acabe, marido de Jezabel. Tinha uma mensagem direta.
ILUSTRAÇÃO: somos pecadores, precisamos do próximo, segundo a sociologia todos nós nascemos assassinos, segundo a psicologia perversos.
Homo homini lupus", o homem é o lobo do homem – Filófoso inglês Tomas Hobbes
APLICAÇÃO: Somos essa estrutura, Deus pode nos fazer homens e mulheres iguais a Elias!


2 – Era um homem de oração (Tiago 5:17) - Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu.

Os versiculos abaixo também demonstram que ele era um homem de oração: 1 Reis 17:19-22(Sobre o filho da viuva)
19 Ele lhe disse: Dá-me o teu filho; tomou-o dos braços dela, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo se hospedava, e o deitou em sua cama;
20 então, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho?
21 E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele.
22 O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

Mais versículos que comprovam isso: 1 Reis 18:26 – Momento que ele orou para Deus mandar fogo!

ILUSTRAÇÃO: - A oração é a Avenida Central que te leva a Deus – Richard J. Foster (Celebração da Disciplina)
- É em meio a situações que estão além do nosso controle que realmente aprendemos a orar - Gene Getz (livro – Elias: um modelo de coragem e fé)
- A oração torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus! – Madre Teresa de Calcutá.
Nesse momento falei do Livramento que Deus deu para lú, com a batida no nosso carro, devido as orações que iniciamos para nosso bebê, Deus tem sido a nossa proteção.
APLICAÇÃO: Quer solução para sua vida, ore!


3 – Confiava em Deus (1 Reis 17:1-7)
Os versiculos abaixo de 1 Reis 17, ilustram Elias sendo alimentado pelos corvos, isso mostra a provisão de Deus em meio ao Caos, se Deus fez isso com Elias homem igualzinho a nos, imagino com sua vida!!!???
1 Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.
2 Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo:
3 Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.
4 Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.
5 Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão.
6 Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.
7 Mas, passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra.
8 Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo:
Elias mesmo na maior seca e fome que os povos passavam na época ele confiava na palavra que vinha de Deus!

ILUSTRAÇÃO: Danete! - Lembro quando fazia faculdade de Teologia lá em Perdizes, na esquina entre a Francisco Matarazzo, tinha um camarada que vendia Danete, fiquei com muita vontade, mas não tinha dinheiro pra comprar, quando cheguei em casa, faminto abri a geladeira e minha mãe disse, comprei o danone que você gosta. Foi algo divino, pois minha mãe não comprava danones quando ia ao mercado, mas naquele dia, ela comprou, vi naquele momento a provisão do Senhor.
Aplicação: Deus proverá na sua vida - nem se for algo pequeno como Danete!

Nenhum comentário: